
Evento em Washington marca formação das 12 chaves do Mundial, que terá 48 seleções pela primeira vez.
A Seleção Brasileira conhecerá, na tarde desta sexta-feira (5), os adversários da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. O sorteio oficial está programado para as 14h, em Washington, capital dos Estados Unidos, um dos países-sede da competição ao lado de México e Canadá.
Esta será a primeira edição do Mundial com 48 seleções. A Fifa organizará 12 grupos com quatro equipes cada, sendo uma de cada pote. O Brasil está no Pote 1, ao lado dos três anfitriões e de outras potências do futebol internacional. Além da definição dos grupos, o sorteio também indicará a ordem dos confrontos na fase inicial.
A tabela completa, com datas, horários e locais dos jogos, será divulgada no sábado (6), no mesmo horário, em transmissão oficial da entidade.
Como será o sorteio
A Fifa separou 48 seleções em quatro potes contendo 12 países cada. No Pote 1 estão os cabeças de chave :Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha.
No Pote 2 aparecem seleções de tradição e destaque recente, como Croácia, Uruguai e Marrocos. O Pote 3 reúne equipes como Egito, Paraguai e Noruega, enquanto o Pote 4 conta com países classificados e vagas destinadas às repescagens europeias e intercontinentais, ainda pendentes de definição até março de 2026.
Regras e restrições
Cada grupo poderá ter apenas uma seleção por confederação, exceto no caso da Uefa, que pode ter até duas equipes na mesma chave. Os anfitriões já têm grupos pré-determinados: México no Grupo A, Canadá no Grupo B e Estados Unidos no Grupo D.
As demais seleções serão distribuídas conforme as normas de restrição continental e posicionamento baseado no ranking da Fifa, garantindo equilíbrio entre as chaves.
Foto: JN/Reprodução
#Copa2026 #BrasilNaCopa #SorteioFIFA #Futebol #Mundial2026 #SeleçãoBrasileira #EsporteNews
