
Na noite desta sexta-feira (3), um acidente de trabalho resultou na morte de um homem na localidade de Ribeirão Basílio, em Rio do Sul (SC). O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado por volta das 22h para atender a ocorrência de uma pessoa que havia caído em um silo de ração.
Ao chegar ao local, as equipes constataram que a vítima, um trabalhador adulto, havia despencado em um poço de 6 por 6 metros, com aproximadamente 4,5 metros de profundidade. O homem realizava a remoção de ração para o alimentador que fica na parte inferior do silo, quando acabou caindo e sendo rapidamente engolido pelo material.
Segundo relatos de colegas, ele estava sozinho no momento do acidente. Funcionários ouviram seus gritos de socorro, mas, ao chegarem, já não conseguiram ajudá-lo, pois a vítima havia sido totalmente soterrada.
A operação de resgate foi complexa devido à densidade e à temperatura elevada da ração, que chegava a cerca de 40°C. Durante cerca de 30 minutos, os bombeiros retiraram parte do material até localizar o trabalhador, encontrado a três metros de profundidade, já sem sinais vitais. Para a retirada do corpo, foi necessário içamento com cordas, sistema de polias e apoio de uma máquina carregadeira da própria empresa.
Após o resgate, a Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias (IGP) foram acionados para os procedimentos legais.
Imagem: CBMSC