
Homem de 44 anos, confessou disparo contra o animal; polícia apreendeu armas e munições de uso restrito durante operação da Delegacia de Proteção Animal.
A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu em flagrante nesta quarta-feira (23) um homem de 44 anos em Blumenau, suspeito de maus-tratos a animais e posse irregular de munições e acessórios de uso restrito. A ação foi realizada pelo Departamento de Investigações Criminais (DIC) e pela Delegacia de Proteção Animal (DPA), durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão.
O crime investigado ocorreu no dia 27 de setembro de 2025, no bairro Tribess, quando um gato doméstico foi atingido por um disparo e morreu em poucos minutos. Câmeras de segurança registraram o suspeito saindo de seu apartamento com um capuz, recolhendo o corpo do animal em uma sacola e descartando-o fora do condomínio, numa tentativa de ocultar o crime.
Durante a operação, a polícia apreendeu uma espingarda calibre .22, uma espingarda de pressão, projéteis de chumbinho, dois silenciadores de uso restrito, 20 munições calibre .308 WIN e 98 esferas metálicas.
Questionado, o homem admitiu espontaneamente ter disparado contra o gato utilizando a arma de pressão. Com base nas provas e no depoimento, ele foi preso em flagrante e encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.
Ele responderá por maus-tratos contra animais com resultado morte, cuja pena varia de 2 a 5 anos de prisão, além de multa e proibição de guarda de animais. Ele também foi autuado por posse irregular de munição e acessórios de uso restrito, crime que prevê pena de 3 a 6 anos de reclusão.
A Delegacia de Proteção Animal reforçou a importância da participação da comunidade na denúncia de crimes contra animais, que podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 181.
Foto: PCSC/Divulgação
#Blumenau #MausTratosAnimais #PrisãoEmFlagrante #DelegaciaDeProteçãoAnimal #ArmasIlegais #Justiça #Gato
