
Caso envolve crimes como estupro de vulnerável, importunação sexual e armazenamento de material explícito. Professor foi afastado e responde a processo disciplinar.
Blumenau, 24/03/2025 – Um professor da Escola Básica Municipal (EBM) Vidal Ramos, localizada no bairro Vorstadt, em Blumenau, está sob investigação da Polícia Civil por suspeita de cometer abusos sexuais contra alunas com idades entre 13 e 14 anos. O caso, considerado de extrema gravidade, veio à tona nesta segunda-feira (24) e já mobiliza a Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI), responsável pelo inquérito sigiloso que apura crimes como estupro de vulnerável, importunação sexual, aliciamento de menores, armazenamento de conteúdo sexual envolvendo crianças e intimidação sistemática (bullying).
De acordo com o delegado Bruno Fernando, titular da DPCAMI, cinco vítimas já foram identificadas, mas há indícios de que o número total seja maior. As investigações revelaram ainda que o professor teria intimidado as estudantes, ameaçando-as para silenciar os crimes, e praticado discriminação por orientação sexual.
A Prefeitura de Blumenau confirmou o afastamento preventivo do docente, que foi notificado nesta segunda-feira (24), após a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar na última sexta-feira (21). Em nota, a Secretaria Municipal de Educação afirmou:
“Reafirmamos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar dos estudantes. Estamos acompanhando o caso com rigor e transparência, em total cooperação com as autoridades policiais.”
A escola, que mantém o nome das vítimas em sigilo, está prestando assistência psicológica às alunas e familiares, enquanto a polícia busca novos depoimentos e prova materiais, como mensagens e registros eletrônicos.
Imagem: Reprodução