
Estado mantém taxa de 2,2% e oferece quase 10 mil vagas abertas, incluindo oportunidades para pessoas com deficiência.
Santa Catarina alcançou, no segundo trimestre de 2025, a menor taxa de desemprego dos últimos 12 anos: 2,2%. O dado, divulgado nesta sexta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mantém o estado na liderança nacional no índice de ocupação.
A pesquisa da PNAD Contínua Trimestral, referente aos meses de abril, maio e junho, aponta uma queda expressiva no número de desempregados. Em comparação ao primeiro trimestre do ano, são 37 mil pessoas a menos sem trabalho, redução de 26,9%. Em relação ao mesmo período de 2024, a queda foi de 44 mil, equivalente a 30,5%.
O governo estadual comemorou o resultado, ressaltando a importância do emprego como ferramenta de transformação social. “O melhor programa de transformação social é o emprego. É com trabalho que a gente dá liberdade para a pessoa mudar de vida. Nosso objetivo é manter Santa Catarina como o melhor lugar do Brasil para viver, empreender e investir”, afirmou a gestão.
No ranking nacional de menores taxas de desemprego, o estado aparece à frente de Rondônia (2,3%), Mato Grosso (2,8%), Mato Grosso do Sul (2,9%) e Minas Gerais (3,1%).
Além dos números históricos, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) informou, na quarta-feira (13), que há 9.743 vagas abertas em Santa Catarina, sendo 357 exclusivas para pessoas com deficiência. As regiões com mais oportunidades são:
- Grande Florianópolis: 3.166 vagas
- Vale do Itajaí: 2.263 vagas
- Sul: 1.300 vagas
Foto: Sine SC/Divulgação
#SantaCatarina #Desemprego #EmpregoSC #VagasDeTrabalho #EconomiaSC #MercadoDeTrabalho #IBGE