
Frio intenso marca o início de julho no estado, com sensação térmica de até -25°C na Serra. Terça deve ser o dia mais gelado da semana, segundo a Defesa Civil.
Santa Catarina enfrenta manhã gelada com temperaturas negativas em várias regiões
O mês de julho começou com temperaturas extremas em Santa Catarina. Na manhã desta terça-feira (1º), pelo menos 13 cidades registraram mínimas abaixo de zero, de acordo com dados da Epagri/Ciram.
A menor temperatura foi observada em Urupema, na Serra catarinense, onde os termômetros marcaram -5,17°C por volta das 6h. A sensação térmica na cidade chegou a impressionantes -25°C.
Em São Joaquim, o frio também foi intenso: a mínima registrada foi de -4,68°C, e o centro da cidade amanheceu coberto de gelo. Pedras de gelo chegaram a se formar sobre carros e calçadas.
Confira as menores temperaturas registradas até as 6h:
- Urupema: -5,17°C
- São Joaquim: -4,68°C
- Urubici: -4,36°C
- Painel: -3,44°C
- Água Doce: -2,27°C
- Campo Belo do Sul: -2,1°C
- Bocaína do Sul: -1,9°C
- Rio Rufino: -1,32°C
- Anchieta: -1,18°C
- Tangará: -1,16°C
- Palmeira: -1,16°C
- Lages: -1,2°C
- Criciúma: -0,65°C
Frio intenso deve persistir
Segundo a Defesa Civil, esta terça-feira será o dia mais frio desta nova onda polar que atinge o estado. Há risco de congelamento de pistas nas áreas mais elevadas da Serra, o que exige atenção redobrada de motoristas.
Previsão para o inverno
O inverno de 2025 promete ser mais rigoroso que o outono, com maior frequência e intensidade de massas de ar polar. Também é esperada intensificação dos ventos do sul, o que agrava a sensação de frio.
Outro fenômeno típico da estação são os ciclones extratropicais, que aumentam o risco de ressacas e impactam a navegação, mas favorecem o surfe com ondas maiores. Além disso, a combinação entre frio e calor fora de época favorece a formação de nevoeiros, especialmente no litoral.
Apesar das temperaturas baixas, o inverno também é caracterizado por menor volume de chuva, especialmente no mês de agosto.
Foto: Reprodução/Internet
#FrioEmSC #Urupema #OndaDeFrio #Inverno2025 #TemperaturasNegativas #SerraCatarinense #ClimaSC