
Em oficina prática liderada pelo chef Willian Aimar, representantes dos 11 restaurantes da Alameda Gastronômica exploram técnicas de apresentação que valorizam sabores, cores e texturas, elevando a experiência culinária do festival.
Com foco na excelência e na estética da gastronomia, os 11 estabelecimentos que participarão da 4ª edição do Festival Gastronômico & Cultural de Indaial 2025 vivenciaram, nesta segunda-feira (07), uma imersão prática sobre a arte do empratamento. O encontro foi realizado na cozinha da Uniasselvi e marcou o terceiro momento presencial da preparação coletiva para o evento, que ocorrerá entre os dias 23 e 25 de maio no Parque Municipal Jorge Hardt.
Ministrada pelo renomado chef Willian Aimar — também responsável pelas consultorias individuais de criação dos pratos — a oficina teve como objetivo destacar a importância da apresentação visual na gastronomia contemporânea. “A forma como um prato é apresentado pode influenciar a percepção do sabor, a apreciação estética e a expectativa do cliente. Um bom empratamento valoriza os ingredientes, destaca suas cores, texturas e formas, além de aguçar o apetite”, explicou o chef durante a capacitação.
A atividade foi prática: os empresários e equipes de cozinha montaram seus próprios pratos, compartilhando ideias e recebendo orientações valiosas do chef e dos demais colegas. O momento reforçou o espírito colaborativo entre os participantes, evidenciando o compromisso com a qualidade e o impacto visual dos pratos que serão servidos ao público.
O prefeito de Indaial, Silvio César da Silva, também marcou presença e enfatizou a importância da valorização dos produtos locais. “Neste ano vamos destacar os produtos com Indicações Geográficas de Santa Catarina, um tema inédito que irá evidenciar o que o estado e a cidade têm de melhores”, afirmou.
Cada restaurante participante já recebeu, por sorteio, um produto com Indicação Geográfica (IG) catarinense, que deverá ser o ingrediente protagonista de um prato inédito nesta edição da Alameda Gastronômica — formato consagrado do festival que, em 2024, atraiu mais de 8 mil visitantes.
A realização do festival é uma iniciativa da Prefeitura de Indaial, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo, da Associação de Turismo de Indaial (Turind) e do Sebrae Santa Catarina. Conta ainda com o apoio da Fundação Indaialense de Cultura, CDL Indaial, Uniasselvi e patrocínio das empresas Muller, Segallas e Benke. Desde sua primeira edição, o evento é desenvolvido com base na Metodologia Cocriando Sabor & Saber, da Cocriando Soluções.
Fonte e Foto: Prefeitura de Indaial
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