
A Secretaria de Estado da Educação (SED) de Santa Catarina dá início nesta segunda-feira (10) à Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher. A iniciativa, que se estende até sexta-feira (14), tem como objetivo conscientizar estudantes e a comunidade escolar sobre a temática, promovendo informação e orientação para a prevenção e o combate à violência de gênero.
As 37 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) estão mobilizadas para organizar atividades pedagógicas que estimulem o debate sobre o tema. A programação inclui palestras, rodas de conversa e apresentações. O Instituto Estadual de Educação também elaborou uma agenda própria de eventos.
Para subsidiar as atividades, a SED elaborou o “Caderno Pedagógico Combate à Violência contra a Mulher”, um material de apoio que oferece informações para professores e estudantes, auxiliando na elaboração de ações pedagógicas sobre o tema. O material visa garantir a implementação da Lei Nº 14.164/2021, que inclui o combate à violência doméstica no currículo escolar. Além do caderno, a SED produziu um documento com sugestões de atividades relacionadas ao tema.
A secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders, destacou a importância da abordagem interdisciplinar e permanente do assunto nas escolas. “Independente da data ou da semana, o tema precisa estar presente no currículo de forma interdisciplinar, como uma política pública de Estado. O combate à violência contra a mulher deve começar desde cedo. Cada Coordenadoria Regional, de acordo com sua realidade e indicadores de violência, terá autonomia para definir a melhor estratégia para abordar a questão nas escolas”, afirmou.
Foto: Ricardo Trida/Arquivo/SECOM