
Estado alcança 1,9% de analfabetismo entre maiores de 15 anos, abaixo da média nacional de 5,3%, e mantém destaque em indicadores sociais e mercado de trabalho.
Santa Catarina atingiu a segunda menor taxa de analfabetismo do Brasil entre pessoas com 15 anos ou mais, conforme a PNAD Contínua – Educação 2024, divulgada pelo IBGE. O índice no estado é de 1,9%, ficando atrás apenas do Distrito Federal, que registrou 1,8%. A média nacional é de 5,3%.
O dado reflete o avanço do estado em relação a 2022, quando ocupava a terceira posição, com 2,2%, empatado com São Paulo. Desde então, Santa Catarina superou outros estados da Região Sudeste, como Rio de Janeiro e São Paulo.
No contexto regional, o Sul do país apresenta a menor taxa de analfabetismo, com média de 2,7%. Santa Catarina lidera, seguida por Rio Grande do Sul (2,4%) e Paraná (3,5%). A Região Sudeste vem em seguida, com média de 2,8%, destacando-se o Rio de Janeiro, que registrou 2,0%.
Além da educação, o estado também se destacou no mercado de trabalho. No segundo trimestre de 2025, Santa Catarina atingiu a menor taxa de desemprego desde 2012, com 2,2%, menos da metade da média nacional de 5,8%. Em relação ao mesmo período de 2022, houve uma queda de 40,5% no número de desempregados.
Foto: Divulgação/SECOM SC
#SantaCatarina #Educação #Analfabetismo #MercadoDeTrabalho #IndicadoresSociais #IBGE #PNADContínua