
A partir desta quarta-feira (1º), o Banco Central implementou uma novidade no sistema de pagamentos instantâneos Pix: o “botão de contestação”, recurso que poderá ser acionado diretamente no aplicativo das instituições financeiras em casos de golpe, fraude ou transferências sob coerção.
A ferramenta integra o Mecanismo Especial de Devolução (MED), criado para reforçar a segurança digital e dar mais agilidade na recuperação de valores desviados por criminosos.
Com o novo sistema, ao identificar uma transação suspeita, o usuário poderá acionar a contestação no próprio aplicativo. A solicitação será encaminhada ao banco do recebedor, que fará o bloqueio preventivo dos valores, caso ainda estejam disponíveis.
Segundo o Banco Central, após o bloqueio, as instituições financeiras terão até sete dias para analisar a ocorrência. Confirmada a fraude, a devolução ao cliente deverá ocorrer em até 11 dias. Em situações de falha operacional, como erros no Pix automático, o prazo poderá ser reduzido para 24 horas.
O Pix, que em 2024 movimentou cerca de R$ 26 trilhões, segue sendo o sistema de pagamento mais popular do país pela rapidez e praticidade — e agora contará com mais uma camada de proteção para seus milhões de usuários.
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