
Sistema pós-Carnaval provoca chuva intensa, rajadas de vento e risco de altos acumulados em diversas regiões do país.
Santa Catarina amanhece nesta sexta-feira (20) sob influência de uma frente fria que avança pelo Sul do Brasil e coloca o Estado entre as áreas com maior risco de temporais. A previsão indica chuva forte, possibilidade de volumes elevados e rajadas de vento que podem alcançar 70 km/h em pontos isolados, especialmente no Leste, litoral e Oeste catarinense.
No Paraná, as instabilidades ganham força principalmente na faixa litorânea ao longo do dia. Já no Noroeste do Rio Grande do Sul também há previsão de acumulados significativos.
Segundo a Climatempo, a formação das áreas de instabilidade é resultado da atuação conjunta de diferentes sistemas atmosféricos, como uma área de baixa pressão entre o Paraguai e o norte da Argentina, além de um cavado em médios níveis, do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) e da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). A combinação favorece nuvens carregadas e aumenta o risco de temporais isolados.
No Sudeste, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo devem registrar chuva mais intensa, com possibilidade de tempestades em áreas do interior e regiões serranas. Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste também têm previsão de pancadas moderadas a fortes ao longo do dia.
A recomendação é atenção para áreas sujeitas a alagamentos e transtornos causados pelo vento.
Foto: Ilustrativa
#SantaCatarina #FrenteFria #Climatempo #Temporal #PrevisãoDoTempo
